Guarda Costeira, é destaque

Para proporcionar mais segurança, no mar

Saiba Mais

26/01/2026
Author avatar
Bolsas Praia Clau

Garantir uma “convivência” segura e tranquila entre banhistas, lanchas, motoaquáticas, barcos de passeio e pranchas de vários tipos é uma das principais atribuições da Guarda Costeira de Praia Grande. Graças ao trabalho do grupamento, que integra a Guarda Civil Municipal (GCM), a Cidade consegue manter zerado o índice de acidentes marítimos.

Na última semana, um levantamento das ações realizadas entre 22 de dezembro de 2025 e 04 de janeiro deste ano, apontou que 111 embarcações foram fiscalizadas, sendo 84 delas motoaquáticas. Ao todo, foram 4.055 orientações a pessoas em área destinada a entrada e saída de embarcações e aluguel de stand up paddle, caiaque e banana-boat, conforme regulamenta a lei municipal 2144/22, além de 64 ações preventivas com viatura na faixa arenosa e em águas.

De acordo com o inspetor do grupamento, Reginaldo Barreto Silva, foram elaboradas ainda quatro notificações de infração, sendo duas por falta de habilitação e duas por navegar em áreas de banhistas. “Intensificamos bastante as fiscalizações, mantendo o rigor das nossas ações. Notamos muitos casos de pessoas que têm habilitação mas não têm prática na condução das motoaquáticas, por exemplo. E nossa presença nas praias também acaba auxiliando em situações como crianças perdidas e orientações sobre irregularidades na faixa de areia, como uso de aparelhos sonoros entre outras”.

O inspetor explica que as ações de orientação dão mais segurança a quem frequenta as praias da Cidade. “Muitos proprietários de embarcações procuram nossas praias justamente porque sabem que existe uma fiscalização intensa e que não terão problemas. Nosso principal objetivo é promover uma experiência segura a todos os banhistas”.

Convênio - Praia Grande foi a primeira cidade da Baixada Santista a exercer oficialmente a função de fiscalizar a área marítima da Cidade, graças a um convênio firmado pelo grupamento de Guarda Costeira com a Marinha do Brasil no ano 2000, fazendo com que a Cidade não tenha registros de acidentes com embarcações marítimas.

É importante lembrar que a entrada de embarcações esportivas no Município deve ser feita obrigatoriamente pela base da Guarda Costeira, localizada na praia do Canto do Forte, próximo à Praça Duque de Caxias. Não há qualquer outra entrada permitida. Embarcações que forem flagradas entrando em área marítima fora da entrada legal são multadas e as que entram pela área regulamentada têm documentação e equipamentos de segurança obrigatórios checados, e seus proprietários são orientados sobre as peculiaridades de navegação no Município.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo